Thumb

1) Devo instalar os armários antes das bancadas de mármore e/ou granito?

O cliente escolhe qual será primeiro.
Seguem algumas dicas que pode ajudar a decidir:
- tampos levam em média 20 dias úteis para ser entregues (armários levam em média 40 dias úteis);
- dependendo da pressa é melhor optar em produzir os tampos primeiro, já que é mais fácil esperar os armários ficarem prontos caso já esteja morando no local;
- quando os armários já estão instalados se faz necessário uma proteção maior destes no dia da instalação dos tampos.
NUNCA DEVE-SE MEDIR, TAMPOUCO PRODUZIR, TAMPOS E ARMÁRIOS SIMULTANEAMENTE.

Se o armário for de boa qualidade, preferencialmente instalados sobre bases de alvenaria, não é necessário embutir, evitando assim maiores transtornos, já que a parede não será cortada.

FRONTÃO é o “rodapé” de cima da bancada, ou seja, é aquela peça que fica colada à parede para evitar que a água infiltre, bem como para dar acabamento final. SAIA é o acabamento da borda de uma bancada.

Depende da estatura das pessoas que as usarão. A média é de 90cm bancadas de cozinha/lavanderia e de 85cm para banheiro.

Devem ser usados produtos propriamente desenvolvidos para sua limpeza e manutenção. Exemplo: toda linha da Bellinzoni, pois é mais completa e pode ser encontrada em home centers. O que não deve NUNCA ser usados são produtos com cloro e/ou abrasivos.

RODABASE é o revestimento da base de um armário, geralmente encontrada na cozinha e lavanderia;
RODAPÉ é o acabamento final do piso, encostado à parede;
RODAMEIO é o acabamento que fica na parede, na altura das bandas, geralmente está alinhada ao frontão;
RODATETO é o acabamento entre o final da parede e o teto.

Recomendamos que um profissional na área de hidráulica (encanador) verifique qual a causa do vazamento. Na maioria das vezes a instalação hidráulica está com problemas e este profissional facilmente resolverá.

A escolha é de acordo com a preferência do cliente. Atualmente o porcelanato vem se destacando quando fala-se de revestimento. No entanto, o mármore é clássico! Glamour e durabilidade são palavras que bem definem um ambiente com mármore.

Sim, desde que não seja mármore e seus derivados. Granito e quartzo composto tem vasta opção de cores e podem ser usados na cozinha.

GRANITO - rocha vulcânica, composto de quartzo, que é o segundo mineral mais duro da natureza. É bastante resistente, podendo ser usado em ambientes de alto tráfego, bem como externos. Não possui muitos veios e tem como característica marcante as “pintinhas”.
MÁRMORE - rocha metamórfica, proveniente do calcário. Ótima opção para valorizar os ambientes internos. O polimento é mais simples, facilitando sua restauração. Tem como característica marcante os veios.

Não. A cuba de pedra é de uso exclusivo em lavatórios, sejam eles lavabos ou banheiros.

Cuba de louça – há várias marcas no mercado, assim como modelos. Deve ser usada em lavatório.
Cuba de inox – usada na maioria das vezes em cozinha e lavanderia.
Cuba de pedra – feita de mármore, granito, etc. com acabamentos perfeitos e muito pesada, parece ser maciça e deve ser usada apenas em lavatório.

Sempre. Por mais cuidadosa que seja a equipe de instalação, há sempre a possibilidade de fazer sujeira. O ideal é estar preparado: proteger piso, móveis e paredes que não pode sujar, pode ser com papelão ou plástico bolha.

Pode, recomenda-se o uso de granito, por ser mais resistente as intempéries. Há recursos para deixar o granito antiderrapante: flamear, jatear, etc.

Sim. O granito é uma rocha muito resistente, não sofre com calor.

Mármore e Granito duram para sempre. Para ficarem sempre bonitos é necessário que se faça uma correta manutenção. Outro valioso recurso destes materiais é que aceitam restauração, ou seja, passado os anos, para recuperar o brilho natural, basta contratar uma empresa especializada em polimento para ter o material como se fosse novo.

Claro, porém um profissional (preferencialmente, um engenheiro) é quem deve autorizar isso. O piso existente será avaliado e a instalação será com argamassa especial.

Tanto mármore quanto granito são materiais porosos, significa que tem poros.
Materiais naturais tem poros, respiram e absorvem.
Resistência nada tem a ver com porosidade.
O que diferencia a “dureza” destes materiais é mesmo sua composição rochosa, neste caso, o granito tem mais resistência por tratar-se de rocha vulcânica, sendo classificado pelos geólogos como 5 vezes mais resistente ao risco que o mármore.
Independentemente de qualquer coisa, por se tratarem de materiais porosos, mármores e granitos devem ser impermeabilizados, evitando assim a ação de agentes corrosivos.